terça-feira

O Rap encontra a obra de Pixinguinha em evento de Literatura e Poesia

 

http://www.correriarap.com.br/2011/03/o-rap-encontra-obra-de-pixinguinha-em.html

 

Nei Lopes

Taz Mureb e a banda Amerê da cidade de Cabo Frio (RJ), farão uma apresentação nesta sexta-feira, 25 de março, na Casa de Cultura José de Dome (Charitas) como parte das comemorações pela 21ª Semana Teixeira e Souza, que terá nomes como Henrique Cazes e Nei Lopes.

Taz foi terceira colocada da primeira edição do evento, quando tinha oito anos de idade, com a poesia “Festas”, um retrato infantil sobre as típicas festas de rua da cidade e 20 anos depois se apresenta trazendo sua poesia construída em cima do ritmo e da musicalidade.

Com parte das comemorações pelo Dia Nacional do Choro, a Semana Teixeira e Souza terá apresentação do grupo Os Chorões e da Orquestra de Choro Aconchego tocando Pixinguinha, seguida da palestra “Os Brasileiros” de Henrique Cazes sobre a obra e a musicalidade deste flaustista, saxofonista e compositor. Pixinguinha é considerado um dos maiores autores e um dos nomes definitivos para a consolidação da musicalidade do choro.

Henrique Cazes é um dos mais prestigiados músicos e estudiosos da MPB, solista de cavaquinho e conhece profundamente a obra de Pixinguinha, além de ter escrito sobre o assunto e ser dono de uma ampla discografia, e Nei Lopes, escritor, cantor e sambista, um nome de peso na cultura popular brasileira.

Taz Mureb

A 21ª Semana Teixeira e Sousa, homenageia o escritor cabofriense Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa, organizada e promovida pela Secretaria de Cultura, será realizada entre os dias 21 e 28 de março em diferentes pontos da cidade: no Museu José de Dome- Charitas, no Corredor Cultural, no Teatro Municipal e no Convento Nossa Senhora dos Anjos, onde será realizada a exposição do artista plástica Mudinho.

É um evento marcado por palestras, apresentações musicais e muita cultura, além de atividades que envolvem teatro, exposições, encontros literários e contação de histórias, além de outros.

Este ano terá, além da exposição com as obras do artista plástico, Mudinho – “Divino Mudinho: elo regional, diálogo entre as culturas localizadas”, apresentações do pianista Luís Senise e do tenor Ricardo Tuttman na série Jovens Pianistas.

O evento terá mistura de ritmos e cultura contemporânea com musica erudita, com apresentações de reggae, do Grupo Tambores Urbanos e do Rap Popular Brasileiro, de Taz Mureb e Amerê, rico em melodias hamoniosas e poesia, uma boa mostra de como o Rap se liga à instrumentos clássicos como o saxophone e rítmicos, como o cajón.

- Nestes dois anos à frente da Secretaria de Cultura, procuramos fortalecer a Semana Teixeira e Sousa, preparando-a para 2012 completaria 200 anos de existência, momento único para dar visibilidade nacional ao nosso escritor. Este ano estamos mobilizando também o Corredor Cultural, para prestigiarmos os nossos artistas locais – afirma o secretário de Cultura, José Correia.

Texto por Taz Mureb.

cultura@cabofrio.rj.gov.br
http://www.cabofrio.rj.gov.br/

 
Anônimo disse...

Pababéns Taz pelas iniciativas maravilhosas. Um dia com 8 anos de consciência produtiva já mostrava a que veio. É a mina que revolucionou em seu seguimento em Cabo Frio e vai continuar surpreendendo. Faz parte de uma geração de mulheres poderosas, que tem o virtuosismo de impor gentilmente ou não o seu intelecto cultural, musical, e maciço-uterino.

Nenhum comentário: